Introdução

Ler um livro é muito parecido com um namoro. Obvia- mente, a analogia não é perfeita (você nunca levaria um livro para um cineminha), mas quando você lê um livro, muito tempo é gasto sozinho. Você o segura, olha bem na cara dele e dá a sua atenção concentrada. Como em um namoro, ler um livro pode levá-lo à vales e picos de experiência emocional - ele pode fazê-lo rir ou até deixá-lo com raiva. Espero que você não seja do tipo que “ama e abando- na”, que lê um livro até o terceiro capítulo e depois o larga. Se este for o seu caso, provavelmente você não aproveitará muito deste livro. Assim como em um relacionamento sério, ler este livro requer um certo nível de compromisso - um compromisso de pensar seriamente e lutar com idéias que irão desafiá-lo a mudar a sua visão atual sobre namoro. Muitas pessoas sábias dizem que a honestidade é a melhor política em qualquer relacionamento. Então antes que você “assuma um compromisso” com este livro, você deve entender uma coisa. Este livro não é como outros sobre namoro. A maioria destes livros explicam como consertar um namoro para que funcione com você. Este livro explica como “terminar” com o namoro para que a sua vida funcione para Deus. Adeus ao Namoro fala das razões e maneiras de deixar para trás o modo de namorar do mundo. Ainda quer sair para um passeio? O QUE EU NÃO VOU DIZER Talvez você esteja se sentindo um pouco nervoso. Dar adeus ao namoro? Por que alguém escolheria não namorar? Como alguém vai se casar se não namorar? E as amizades? Cara, caia na real ! Eu entendo a sua hesitação e iremos discutir tudo isso mais adiante no livro. Mas antes de prosseguir, quero declarar claramente o que eu não vou dizer sobre namoro. Não quero que você gaste tempo se preocupando com o que eu estaria insinuando. Se você fizer isso, estará perdendo os pontos e princípios positivos que desejo apresentar. Sei que isso pode ocorrer, pois eu mesmo já agi assim. Quando tinha dezesseis anos de idade e estava no meio de um relacionamento que durou dois anos, minha mãe me deu um exemplar do livro Passion&Purity (Paixão & Pureza) de Elisabeth Elliot. Imediatamente fiquei desconfiado. Por que? Em primeiro lugar, por ter sido a minha mãe que me deu o livro. Me dar um livro é o modo, não tão sutil, da minha mãe de me dizer que estou com um problema. Além disso, fiquei preocupado com as implicações do subtítulo, que dizia: “Colocando a sua vida romântica sob a autoridade de Deus.” Tinha certeza que o livro diria que eu não podia beijar a minha namorada (algo que considerava muito vital para a manutenção da minha felicidade naquela época). Então o que eu fiz? Eu decidi, antes mesmo de abrir o livro, que eu discordaria de tudo que o livro tinha a dizer. Como a minha mãe dizia, eu li toda a “paixão” e saltei toda a “pureza.” Que erro eu fui cometer! Há pouco tempo atrás eu li Passion & Puríty novamente e compreendi que, se eu estivesse com a mente mais aberta naquela época, poderia ter tirado grande proveito da sua mensagem em meio aos meus relacionamentos de namoro no colégio. Por que ela parecia tão irrelevante? Por que não aprendi nada naquele momento? Porque eu tinha decidido, desde o começo, que eu não prestaria atenção nela. Espero que você não cometa o mesmo erro com este livro. Se puder manter-se aberto à mensagem deste livro, pode ser exatamente isso o que você precisa ouvir neste momento. Para ajudá-lo a sair da defensiva, farei declarações que afastarão dois dos temores mais comuns nas pessoas quando eu falo sobre dizer adeus ao namoro típico. 1. Eu não acredito que namorar seja pecado. Algumas pessoas têm pecado em conseqüência de um namoro, mas não acho que se possa dizer que namorar seja uma atividade pecaminosa. Vejo o namoro com a mesma perspectiva de uma lanchonete fast-food - não é errado comer ali, mas há opções muito melhores. Como veremos mais adiante, Deus deseja que busquemos o melhor em tudo, incluindo os nossos relacionamentos românticos. Como cristãos, somos frequentemente culpados de seguirmos o modelo de relacionamento do mundo e perdermos o melhor de Deus. 2. Rejeitar o modo típico de namoro não significa que você nunca irá gastar tempo sozinho com um garoto ou garota. Há uma diferença entre o ato de sair com alguém e o namoro como um modo de pensar e abordar relacionamentos românticos. Se namoro fosse simplesmente um garoto e uma garota saindo para tomar um refrigerante, não precisaríamos gastar todo um livro para falar sobre o assunto, não é mesmo? Mas namorar é mais do que isso. É um estilo de vida que envolve as nossas atitudes e valores. E eu quero encorajá-los a reexaminarem estes padrões de pensamento e modo de agir. Eunão direi que nunca se deve gastar tempo sozinho com alguém. No tempo adequado em um relacionamento, se as motivações forem claras e as circunstâncias evitarem as tentações, sair com alguém pode ser saudável. NA VERDADE, O NAMORO NÃO É O PONTO CRUCIAL Após explicar o que eunão direi neste livro, deixe-me apresentar o que vou dizer. Em resumo, o namoro não é o ponto crucial. Mas, você perguntará, este livro não é sobre namoro? Compreendo a pergunta. Afinal de contas (estendendo a analogia entre ler um livro e namorar), este livro pode ter atraído você por inúmeras razões - listarei quatro: l. Você acabou de sair de um relacionamento ruim, e você não quer se machucar novamente. Não namorar parece ser uma boa idéia. 2. Você não se sente confortável com a idéia de namoro, e está procurando por outras opções: Não existe a palavra “alternativas” - alternativa é so- mente uma única, segundo o Aurélio. 3. Você está em um relacionamento que caminha na direção errada. Você está buscando uma maneira de manter este relacionamento dentro dos limites de Deus. 4. Você tem um namoro excelente e está curioso por que alguém escolheria não namorar. Será que pessoas com perspectivas tão diferentes poderiam se beneficiar da leitura do mesmo livro? Eu acredito que sim. Por que? Apesar de terem experiências diferentes com o namoro, eles têm o mesmo Criador. E a vontade e o plano de Deus para a nossa vida são o foco real deste livro. O nosso maior objetivo não é definir se cristãos devem ou não namorar, e em caso afirmativo, como deveria ser este namoro. Ao invés disso, à medida em que for lendo, espero que você observe os aspectos de sua vida afetados pelo namoro - o modo como você trata os outros, como você se prepara para o futuro parceiro, a sua pureza pessoal - e se esforce para colocar estas áreas alinhadas com a Palavra de Deus. Mesmo que, de certa forma, este livro seja sobre namoro, na verdade namoro não é o ponto crucial. O ponto mais importante é o que Deus deseja. Discutir se deve ou como se deve namorar não é um fim em si mesmo. Falar sobre isso apenas tem sentido quando vemos a relação do namoro com o plano maior de Deus para a nossa vida. Você pode concordar ou não com algumas das coisas que escrevi. Mas se continuar acompanhando a minha exposição e se ao menos tiver maior discernimento espiritual ao final da leitura do livro, terei alcançado os objetivos da minha missão, e a sua vida terá sido edificada. Espero que as idéias compartilhadas aqui o levem para um pouco mais perto da vontade de Deus para a sua vida. Você já teve alguma decepção no seu namoro?Cansado desse jogo?Não tem Jeito melhor? Joshua Harris apresenta um novo modo de relacionamento romântico. Baseado estritamente nas Sagradas Escrituras, Eu disse adeus ao namoro traz à tona um padrão de relacionamento afetivo saudável, sincero e puro, pleno de realização . Em meio a uma sociedade que oferece muitas maneiras de se envolver afetivamente, muitas vezes constrastando com a vontade de Deus expressa na Bíblia, é necessário que o cristão volte à raiz da sua fé e encontre respostas. São essas respostas que Josh proporciona ao leitor nesse livro

Ps: Mt lindoo esse livro, naum perca a portunidade de está lendo esse livro...

3 comentários:

Sandriiinha RaFáH disse...

-parece q esse livro chegou na hora certa.. na sua viida! :D

Ludy disse...

- HAHAHA neem eh Sandra... Mas confesso quee ajudo mt!! õ/

Anônimo disse...

Esse livro é ótimo...

Postar um comentário